
Nunca se ouviu falar tanto em sustentabilidade como agora. No Brasil, as iniciativas partem do âmbito governamental, privado e terceiro setor.
Vale lembrar que sustentabilidade significa satisfazer as necessidades das gerações atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades.
Uma das vertentes da sustentabilidade é o aproveitamento de resíduos, que tráz como benefícios, a redução do desperdício, dos impactos ambientais e aumento do crescimento econômico.
Estimular a reflexão sobre a gestão integrada de resíduos gera oportunidades de trabalho e renda, além da ação da cidadania.
Em Minas Gerais, alguns projetos se destacam nesta questão. O CMRR (Centro Mineiro de Referência em Resíduos) atua como um núcleo de projetos e parcerias voltadas para o consumo consciente e a reciclagem de resíduos, cujo braço principal é uma cozinha experimental onde são realizadas oficinas e cursos gratuitos de aproveitamento integral de alimentos.
Outra iniciativa interessante está sendo realizada na Universidade Federal de Lavras, onde pesquisadores desenvolvem produtos, destinados a alimentação humana e animal , a partir do reaproveitamento de resíduos agroindustriais.
Estas são iniciativas que ultrapassam o campo filosófico e até româmtico da sustentabilidade, você conhece mais alguma?
Flora Original




0 comentários:
Postar um comentário
Comente sobre isso!