Fórmula 1 poderá usar motores elétricos em 2012


Com a pressão para exibir carros ecologicamente corretos, a Fórmula 1 pode estar passando por mudanças muito em breve. Mas se o Formulec EF01 for algum indício de como serão as corridas com motores elétricos, então não há o que temer: a velocidade está garantida.

Exibido no Paris Motor Show, o bólido é um trabalho de dois anos e meio para conseguir uma performance de Fórmula 3, mas sem poluentes. E pode nem demorar tanto: os carros elétricos estarão aptos a serem adotados já em 2012, se tudo der certo.
Um par de motores Siemens proporciona aceleração de 0 a 100 km/h em 3 segundos, com velocidade máxima de 250 km/h e um câmbio de apenas duas marchas. As baterias de lítio-íon da Saft duram entre 20 a 25 minutos e estão escondidas por baixo da carroceria (por sinal, desenvolvida com a ajuda da equipe Mercedes GP Petronas de Fórmula 1).
A organização Formulec (que conta com a Segula Matra Technologies) planeja ainda iniciar uma nova categoria Fórmula que poderia contar com a participação de outros construtores em 2013, uma vez que sejam decididas as especificações de base. Enquanto isso, confira abaixo um vídeo do EF01 em ação no circuito francês de Magny Cours.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente sobre isso!

Parceiros