Atitudes ecológicas para crianças

Atitudes ecológicas para crianças

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh7aDudBLmRfUM5u3f1GBjpVbl4vuy_t8BvV_MqjPqvAipENw4DRMAbClc16kEtBPqK_644nx-S_VYYfWZseOl1hgX9q8I_CBN0q3C2LQPLfzX6VHdDIor-5WeTO5f9FFr321Y1UINV4Z0/s320/infantil.jpg
Falar sobre ecologia e sobre o que é correto para vivermos melhor está na moda. Mas podemos fugir de ficar apenas no discurso e realmente incluir atitudes ecológicas no nosso cotidiano, servindo de exemplo para as crianças que convivem conosco.

Ensinar os pequenos a cuidar do meio ambiente e reciclar é incentivar desde cedo à interação com a natureza e adotar atitudes simples no cotidiano que podem fazer grande diferença no futuro.
Na prática é simples, que ver? É muito comum os pais deixarem os filhos no chuveiro minutos a fio. Ao contrário, devemos ensinar as crianças que água é valiosa. Ao invés da brincadeira rolar solta debaixo do chuveiro, que tal levar uma bacia para o banheiro e encher de água e brinquedos? Garanto que o banho será muito mais gostoso e lúdico.

Reduzindo o impacto ambiental

Viver num mundo ecologicamente perfeito ainda está distante da nossa realidade. Mas dá para diminuir o impacto ambiental da nossa existência, despertando e ensinando atitudes básicas em casa, como separar o lixo úmido do seco, reutilizar água, usar a iluminação das janelas e não deixar a luz acesa no quarto quando sair, desligar a televisão, cuidar do jardim, plantar uma horta caseira e cuidar dos animais. São formas simples e acessíveis para ensinar que podemos viver de forma sustentável.
Sustentabilidade é suprir as necessidades da geração atual sem afetar as gerações futuras. E para isso três palavras com a letra "R" são importantes: reduzir, reutilizar e reciclar.
Reduzir talvez seja a mais difícil, pois implica numa mudança de hábitos da família, educando o consumo e recusando produtos que não sejam ecológicos. Podemos ensinar as crianças a optarem por produtos ecologicamente corretos, como por exemplo, cadernos com folhas recicladas. No começo talvez não seja fácil, mas juntos vocês podem reinventar uma bela capa para o caderno com o personagem preferido do pequeno.
Reutilizar significa questionar se aquilo que o pequeno tem é necessário, pois se não for poderá ser doado para outra criança. Uma forma é arrumar a bagunça do armário de roupas e brinquedos. Quantas coisas são guardadas e com o tempo perdem a utilidade e poderiam ser úteis para outros? Além de ajudar a reutilizar, a criança também aprende a valorizar o que possui. Na escola essa atitude também poderá ser incentivada, como trocar livros no início do ano letivo para que eles tenham uma vida útil maior.
O terceiro "R", reciclar, poderá ser o mais prazeroso para a família! Alguns materiais podem ir para a coleta seletiva e pequenos objetos podem se transformar em brinquedos. Assim, estimularemos e oferecemos oportunidade para a criatividade da criança e, de quebra, os pais interagem mais com os filhos, ficando mais próximos.
 Denise Gurgel

0 comentários:

Postar um comentário

Comente sobre isso!

Parceiros