Fiscalização constata denúncia de caça de peixes-bois no AmazonasCom a baixa dos rios, animais ficam presos em poços.Mamífero é protegido por lei há mais de 40 anos.
Fiscalização realizada em três comunidades no município de Silves (AM), a cerca de 200 km de Manaus, confirmou denúncia de caça de peixes-bois na região, segundo informações do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM).
O governo estadual foi alertado esta semana por voluntários que integram uma associação ambiental no município de que, com a baixa dos rios, devido à seca, alguns desses mamíferos – protegidos por lei há mais de 40 anos - ficaram presos em águas rasas e estavam sendo vítimas de caçadores.
Uma equipe mandada ao local apreendeu diversos apetrechos de pesca proibidos, duas canoas usadas para a pesca e caça ilegais, além 10 quilos de carne de peixe-boi, 133 ovos de tartaruga e um quelônio pequeno.
Segundo o Ipaam, há suspeita de caça de peixes-bois em outros lugares próximos, mas não foi possível chegar até eles por causa da vazante recorde dos rios amazônicos.
Os voluntários denunciaram a matança de peixes-bois depois que encontraram um exemplar morto por arpão. O animal foi congelado e entregue ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
Apetrechos de pesca apreendidos durante fiscalização em Silves (AM). (Foto: Divulgação/Ipaam)
Se você vive ou viajou para a Amazônia e tem denúncias ou ideias para melhorar a proteção da floresta, entre em contato com o Globo Amazônia pelo e-mail globoamazonia@globo.com. Não se esqueça de colocar seu nome, e-mail, telefone e, se possível fotos ou vídeos.
Globo Amazônia




0 comentários:
Postar um comentário
Comente sobre isso!